sábado, 18 de junho de 2011

COMO USAR O MICROONDAS?

Técnicas para usar o microondas







Usando o microondas


Técnicas básicas


Aprenda a reconhecer o cozimento dos alimentos




Segredos para congelar






Para preparar alimentos no microondas as técnicas não diferem muito das usadas nos fornos convencionais, porém alguns detalhes devem ser observados com cuidados.


1 - Os alimentos devem ser dispostos deixando um espaço entre eles, para que as ondas alcancem todos os lados de maneira uniforme. Procure selecionar alimentos de mesmo tamanho e formato para que cozinhem por igual. Se os alimentos tiverem tamanhos irregulares, vire-os na metade do cozimento, para cozinharem igualmente. Não coloque um por cima do outro e procure acomodá-los em forma de círculo.






2 - O tempo de cozimento no microondas depende da quantidade. Quanto maior a quantidade de alimentos maior é o tempo. Cozinhe sempre pelo tempo mínimo pedido na receita e, a partir daí, vá aumentando o tempo aos poucos e testando o cozimento do alimento.






3 - Como no cozimento convencional, é necessário mexer o alimento. Procure mexê-lo colocando o que está próximo da borda para o centro e vice-versa.






4 - Muitos alimentos continuam o cozimento após o forno ter sido desligado; portanto, observe o tempo de espera: as carnes normalmente necessitam de 15 a 20 minutos; já os legumes e ensopados o tempo é menor.






5 - Proteja com tiras de papel-alumínio as coxas e asas (e os ossos) das aves para que não queimem.






6 - No microondas é aconselhável que os alimentos sejam cobertos para um melhor cozimento. O calor do vapor, mais a ação vibratória do microondas ontribuem para um cozimento mais uniforme e rápido. Para tampar você pode usar papel-toalha, papel-manteiga, tampas próprias para microondas, dependendo do alimento que está sendo cozido.






7 - O microondas retém os nutrientes dos alimentos, pois é usada muito pouca ou quase nenhuma água para o cozimento dos legumes; assim vitaminas e sais minerais não se perdem na água, o que não ocorre no cozimento convencional, que requer a utilização de água.














(Fonte: Microondas Diet)















Nenhum comentário:

Postar um comentário