sábado, 18 de junho de 2011

MAIS DICAS SOBRE MICROONDAS;

O microondas veio para facilitar o nosso dia a dia. Seguindo umas regras básicas, podemos usá-lo sem medo de acidentes.















1. O microondas deve ficar em uma superfície nivelada e longe de fontes de calor e umidade excessiva.






2. Verifique se o seu modelo de microondas pode ser embutido. Há modelos que possuem um sistema de exaustão na parte traseira que não permite que eles sejam embutidos.






3. Não ligue seu microondas junto com outros aparelhos na mesma tomada (não utilize benjamins).






4. Ligue o fio terra (fio verde) do microondas a um fio terra eficiente para garantir sua segurança quanto a choques elétricos em um eventual curto circuito. Se você não possuir fio terra ou estiver com dúvidas, chame um eletricista de sua confiança para executar o serviço. Cuidado pois você não pode ligar seu fio ao fio neutro da rede elétrica, aofio de pára raios, tubulações de gás ou partes metálicas da estrutura de sua residência.






5. Mantenha o cabo de força longe da água. Não ligue o aparelho se ele estiver com os fios ou plugue danificados.






6. Não tente fazer seu microondas funcionar de porta aberta. A exposição à energia do microondas, pode causar danos físicos. Não tente forçar as travas de segurança. Se houver algum problema com a sua vedação procure imediatamente uma assistência técnica.






7. Não ligue o microondas sem alimento no seu interior.






8. Não prepare alimentos diretamente em seu prato giratório.






9. Use sempre recipientes de material refratário e rasos. Você não deve usar no seu microondas: cristais, recipientes decorados com pinturas metálicas, recipientes metálicos. Papel alumínio pode ser usados em pequenos pedaços para proteger algumas áreas do alimento para que não passem do ponto de cozimento, como cauda de peixe. O papel alumínio não deve encostar na parede ou base do microondas. Nunca cubra totalmente o alimento a ser preparado. Papel e papelão podem ser usados para aquecimento rápido. Só devem ser utilizados plásticos que resistam à altas temperaturas. As porcelanas, louças e cerâmicas devem ser refratárias. Vidros temperados podem ser usados, vidros comuns como copos podem ser usados, mas as variações bruscas de temperatura podem quebrá-los.






10. Existe uma grelha para microondas que é feita com material especial e pode ser usada, mas geralmente não acompanha o microondas e deve ser comprada separadamente.






11. Não guarde em seu interior materiais ou alimentos inflamáveis, como pães ou bolachas. O microondas pode ligar caso seja atingido por um raio e os alimentos de fácil combustão podem começar a pegar fogo.






12. Sempre que possível, mexa os alimentos após sair do microondas para que o calor se espalhe uniformemente. Não sirva alimentos aquecidos diretamente à crianças ou bebês pois podem estar muito quentes e causar queimaduras. Misture-os bem e os experimente antes de dá-los à criança.






13. Tire sempre os alimentos das embalagens para não ficarem meio cozidos e meio congelados.






14. Não coloque no microondas: ovos inteiros, água com óleo, potes de vidro ou recipientes fechados, pois estes podem explodir dentro do microondas. Certifique-se antes de colocar no microondas se a embalagem possui fecho metálico. Se possuir, retire-o antes de ligá-lo.






15. Cuidado ao aquecer líquidos. Algum tempo após o término da operação ainda pode ocorrer ebulição podendo espirrar e causar acidentes.






16. Não cozinhe muito os alimentos, pois o cozimento excessivo pode causar fogo no microondas. Fique atento principalmente se estiverem dentro do microondas materiais de fácil combustão como papel ou plástico.






17. Em caso de fogo: não jogue água, não abra a porta, desligue a chave geral, só depois de desligá-lo jogue água se ainda houver fogo.






Leia atentamente o Manual de Instruções antes de Usar.
(Fonte: Tutomania)










Nenhum comentário:

Postar um comentário